FANDOM

"UNISSEX"
UNISSEX2

Álbum por

Flower

Lançamento

20 de janeiro de 2014

Gravadora

GlamCo Records

Faixas

18

Gênero

Dance, Pop-rock, R&B

UNISSEX é o quarto álbum de estúdio da cantora Flower, lançado dia 20 de janeiro de 2014. O disco conta com uma reedição chamada "UNISSEX: Untitled Edition" lançada dia 17 de agosto de 2014 pela GlamCo Records (hoje, GC Entertainment). Considerado o álbum mais polêmico da carreira da artista, sua sonoridade mescla sintetizadores em uma estrutura pop-rock com elementos dance, flertando o R&B em certas ocasiões ao decorrer de sua trackist. Em sua reedição abre um leque de subgêneros da música dance, em representações como Electro, House e Dubstep.

AntecedentesEditar

Informações sobre seu quarto disco estavam sendo mantidas em sigilo durante o curto hiatus da cantora. O lead single da era é anunciado através do Twitter e homônimo ao álbum, "Unissex" choca os internautas e Flower quebra a internet através de uma foto onde estava careca, segurando um papel com a anunciação manuscrita de seu novo single. No mesmo dia, ela é extremamente criticada por alguns alguns tabloides que afirmavam ser nada mais que um golpe de marketing ou que até mesmo a cantora estaria fora de seu juízo. A artista rebate a crítica com seu icônico slogan: "Vocês irão me assistir coroar a multidão". A partir disso, a frase toma diversos efeitos nas redes sociais, vingando seu propósito durante o começo do projeto da fundação de apoio a crianças portadoras de câncer, a Crown The Crowd Foundation. Todo buzz gerado foi muito bem aproveitado para que "Unissex" estreasse convicto em #1 na Billboard Hot 100.

O single sucessor quebrou dois recordes da época, que foram maior número de vendas digitais (contabilizando Itunes WW), e maior subida da Billboard Hot 100 quando o single estreou em #46, pulando para a posição #1 na semana seguinte. "Red Monroe" em parceria com o rapper King viralizou através postagens de fotos com perucas ruivas ou tinturas vermelhas pois todos queriam sentir na pele a persona que dizia repetidamente nos versos chicletes que "o vermelho é o novo preto". "Crownless" é lançado de forma promocional como countdown single e semanas seguintes UNISSEX era lançado, quebrando o recorde de debut de vendas com quase três milhões de cópias vendidas em sua estreia.

ConteúdoEditar

Sonoridade e influências Editar

Colaborações de diversos artistas influenciaram a sonoridade de UNISSEX, inclusive sua reedição. Seu traço marcante é principalmente por ser um álbum com sonoridade de fácil "digestão", sendo comercial e dançante, visto em faixas como "V4n1ty", "Miss Universe" e "Andrew". UNISSEX possui também conduz uma sonoridade que mescla sintetizadores em uma estrutura pop-rock, percebidas em faixas como "Unissex", "Crownless" e "FUCK Y<3U". Também flertando o R&B visto em "Red Monroe" e "Hearbreaker". Sua reedição explora diversos subgêneros do leque EDM, contando com uma faixa rap em sua tracklist.

Flower sempre citou o pintor Salvador Dali como uma de suas principais inspirações em sua carreira, utilizando o mesmo bigode que a figura excêntrica do artista catalão, ao basear-se em uma dualidade feminina e ao mesmo tempo masculina ao estampar a capa do álbum. As composições do álbum abordam a liberdade sexual e igualdade de gêneros com letras repletas de metáforas e linguagem de duplo sentido. A reedição de sobrenome "Untitled Edition" extingue a descrição em seu título simbolicamente por aquilo que era descrito e sugerido em suas letras na versão standart, pelo fim de todas as descrições afim de que as pessoas possam ser absolutamente aquilo que quiserem.

DivulgaçãoEditar

Tour

O single seguinte da era contou com "V4n1ty" que incorpora toda a estética visual do álbum em seu videoclipe. Seguido por "Apollo 13", cuja versão divulgada foi a remix com parceria da rapper Amidee. Boatos circulavam que a canção seria uma diss song voltada ao antigo amigo da artista, o cantor Apollo. Flower quebra a internet mais uma vez ao aparecer no red carpet do Grammy vestida de astronauta, trazendo consigo Amidee e Apollo para a performance de seu atual single da época. "Sacrilege" sucede como próximo single, emplacando o record de Flower como a primeira artista feminina a emplacar cinco músicas do mesmo álbum em #1 na Billboard. A reedição de UNISSEX conta com um projeto audiovisual que não foi comercializado, garantindo as faixas a serem disponibilizadas gratuitamente na internet, em excessão ao EP de remixes de "Junkie", que finalizava a era.

UN1SS3X World Tour Editar

A primeira digressão mundial da artista possuía a estrutura do palco que simulava um castelo gótico com três andares, torres, esculturas, escadarias e diversas partes que se moviam. O castelo podia se abrir ao meio dando a impressão de que se estava dentro dele. Tanto por parte da estrutura de seu palco, como também seus figurinos, a UN1SS3X World Tour possuía uma temática medieval-futurista, muito bem presentes em seus atos que representavam de forma teatral, a cantora seguindo uma saga ao vivo em seu show.

A passagem da turnê pela Rússia causou manifestações que exigiam seu cancelamento. O espetáculo seguiu normalmente e no mesmo show Flower fez um discurso posicionando-se contra sobre leis homofóbicas do território da Rússia.

ConquistasEditar

  • Unissex vence a categoria de Video Of Year no Generation Of Music Awards, Glamusic Awards e American Music Awards.
  • Unissex vence a categoria Best Pop Song no Grammy.
  • UNISSEX vence a categoria de álbum do ano no Generation Of Music Awards.
  • UNISSEX é eleito pela academia do Grammy como melhor álbum dance e álbum do ano.
  • UNISSEX quebra o record de vendas estreando seu debut com cerca de três milhões de cópias vendidas (record superado por Mina Amuro, no ano seguinte).
  • Red Monroe vence a categoria Best Urban Collaboration no Grammy.
  • Red Monroe quebra o record de vendas digitais no iTunes em sua estreia (record superado por Fêr Mandy, em algumas semanas seguintes), e de maior subida na Billboard Hot 100 subindo 40 posições na sua segunda semana.

Peaks na Billboard Hot 100Editar

#1 Unissex
#1 Red Monroe (Feat. King)
#50 Crownless
#1 V4n1ty
#1 Apollo 13 (Feat. Amidee)
#1 Sacrilege
#4 Junkie

TracklistEditar

Faixas escritas por Flower na versão standart, exceto: Miss Universe, Heartbreaker, Sacrilege (composta por Flower e Scarlet Diamond), Apollo 13 [Remix] (por Flower e Amidee), FUCK Y<3U, Sad Omasochistic (por Flower e Cristy Wonder) e Princess Peach (por Flower e Caleb Michaelson).

Título Instrumental
1. I Lady Gaga - Tea (snippet)
2. Unissex Porcelain Black - Mannequin Factory
3. Andrew Lady Gaga - Aura
4. Crownless Lady Gaga - The Queen
5. Glamdrogynous Lady Gaga - Heavy Metal Lover
6. Red Monroe (Feat. King) Lady Gaga - Do What U Want (Feat. R Kelly)
7. V4n1ty Lady Gaga - G.U.Y
8. Miss Universe Lady Gaga - Venus
9. Apollo 13 Lily Allen - Hard Out Here
10. FUCK Y<3U Paramore - Still Into You
11. Princess Peach (Feat. Caleb Michaelson) Princess Chelsea - The Cigarette Duet
12. 18 Marina And The Diamonds - Electra Heart
13. Sad Omasochistic Ellie Goulding - Anything Could Happen
14. Aesthetic Lova Lady Gaga - So Happy I Could Die
15. Heartbreaker Bruno Mars - When I Was Your Man (Female Cover)
16. Sacrilege Lana Del Rey - Angels Forever
17. Red Monroe (Feat. Alexxa Forsten) [Remix] Lady Gaga - Do What U Want (Feat. Christina Aguilera)
18. Apollo 13 (Feat. Amidee) [Remix] Lily Allen - Hard Out Here (Feat. Iggy Azalea) [Mashup]

Faixas escritas por Flower na reedição Untitled Edition, exceto: L.A.S. Valkyries [Ladies At Studio] (composta por Flower, Cristy Wonder e Lily Watson), Junkie (por Flower e Cristy Wonder), Detox (por Flower e Anne Hogan), Phobia (por Flower e Britanny), Immaculate (por Flower e Amidee), Español (por Flower e Caleb Michaelson) e Crown The Crowd (por Flower e Vensen Ackles).

Título Instrumental
1. II (Feat. Andrew S. Flower) Lady Gaga - Tea (Fan Made Version)
2. Junkie Lady Gaga - Out Of Control
3. Detox Medina - Overdose
4. Phobia Medina - Butterflies
5. Immaculate Azealia Banks - VENUS
6. Jazzwhore Lady Gaga - Teeth (U-Go Mix)
7. Español Lady Gaga - Americano (Drew Stevens Remix)
8. Sugardaddy Lana Del Rey - Brooklyn Baby (Sad Girl Trap Remix)
9. Untitled Lady Gaga - Brooklyn Nights
10. Crown The Crowd (Feat. Vensen Ackles) Dev - Naked (Feat. Enrique Iglesias)
11. L.A.S. Valkyries (Ladies At Studio) [Feat. Cristy & Lily] Britney Spears - Till The World Ends (Feat. Ke$ha and Nicki Minaj)
Precedido por
Bunny Killer
Álbuns de Flower
Sucedido por
Guns 'N Roses

Também no FANDOM

Wiki aleatória