FANDOM


"Dynamite"
Dynamite CalebMichaelson

Álbum por

Caleb Michaelson

Lançamento

11 de novembro de 2013

Gravadora

Onyx Entertainment Records

Faixas

12

Gênero

Rock alternativo, synth-rock

Dynamite é o segundo álbum de estúdio do cantor Caleb Michaelson, lançado em 11 de novembro de 2013 pela Onyx Entertainment Records. O álbum é até agora o mais bem-sucedido da carreira de Caleb, vendendo mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo, e rendendo seus primeiros Grammys e GOM Awards.

AntecedentesEditar

A ideia de trabalhar com questões sociais não era nova na carreira de Caleb. Seu primeiro single, "The Big Ones", tratava das mesmas relações de poder exploradas em algumas faixas de Dynamite, e o tema da guerra já aparecia em "One Nation", faixa acústica apresentada durante os shows da sua primeira turnê, que não chegou a entrar no disco. 

Segundo Caleb, foi das histórias compartilhadas com seus fãs em todo o mundo, que o cantor conheceu durante sua turnê Live After Death Tour, que ele obteve inspiração para levar suas ideias adiante. Após o fim da tour, Caleb cancelou o lançamento de "Anthem of the Invisible", que seria o quinto single de Rebirth, e passou meses completamente afastado da mídia, trabalhando no disco. Em setembro de 2013, ele anunciou sua volta através de seu website, definindo o álbum até então sem nome como "o projeto mais ambicioso de sua carreira". No mês seguinte, o primeiro single, "Reach the Stars", foi lançado, sendo seguido de perto pelo álbum: em 11 de novembro do mesmo ano, após uma breve campanha de divulgação, Dynamite chegava às lojas. 

ConteúdoEditar

Sonoridade Editar

Akira

O estilo cyberpunk serviu como influência para a sonoridade de Dynamite. Acima, pôster do filme Akira (1988), um dos trabalhos icônicos do gênero.

Consideravelmente mais pesado e obscuro que seu antecessor, Dynamite traz elementos de música eletrônica em praticamente todas as faixas, conferindo a ele uma atmosfera futurista. Caleb declarou que a cultura cyberpunk (movimento na ficção científica caracterizado pelos universos distópicos, alta tecnologia e desigualdade social) foi uma forte inspiração para o álbum. Faixas como "Cradle", "Catch Me if You Can" e "System Failure" trazem partes orquestrais, e esta última possui um refrão em ritmo de dubstep, tocado na guitarra. Há em "Of Minds and Towers", "The Enemy Lies Within" e na faixa escondida "My Business", traços de hip-hop. Todas a parte central do álbum, compreendendo as faixas entre "Reach the Stars" e "The Enemy Lies Within" têm transições entre si, formando uma única experiência sonora quando ouvidas em sequência.

Conteúdo lírico e LISTEN/ENLIST Editar

A ideia de que tomar conhecimento das mazelas sociais é o primeiro passo para resolvê-las norteou todo o trabalho criativo, e esta ideia foi posteriormente chamada de LISTEN/ENLIST (em inglês: ouça/aliste-se). Durante todo o álbum, abordam-se temas como guerra ("Cowards Like Us", "Blue"), valores morais ("Cradle", "Man of Good Will"), e relações de poder ("My Business", "Of Minds and Towers"). "Outer Space" é uma narrativa com questionamentos ambientais. "Urban Fable" é uma reflexão sobre vários acontecimentos em uma cidade em um único dia.

Capa Editar

A capa do álbum retrata uma pessoa lendo um livro enquanto seu corpo e principalmente sua cabeça se desfazem em cinzas. Caleb explicou que isto é uma forma de representar o LISTEN/ENLIST. A edição especial não tem nenhuma figura além do logo do disco, centralizado, e é uma referência a "Radio-Activity", do Kraftwerk, um dos álbuns pioneiros da música eletrônica moderna.

DivulgaçãoEditar

CosmonautWorldTour Poster

Pôster de divulgação da Cosmonaut World Tour.

Constantemente adiada, e tendo início alguns meses após seu lançamento, a turnê de divulgação de Dynamite foi intitulada Cosmonaut World Tour, e embora tenha tido duração menor que sua primeira turnê, foi responsável pela primeira passagem do cantor à América do Sul. Também contou com uma melhor produção de palco, embora ainda acontecesse simultaneamente em grandes arenas ou em espaços pequenos.

Seis singles foram retirados do álbum, sendo dois deles promocionais. "Reach the Stars", o carro-chefe, obteve um desempenho razoável nos charts, em parte graças ao seu videoclipe intrincado, que estreiou em primeiro lugar na parada do Youtube. Mas foram os dois singles seguintes, "Of Minds And Towers" e "Blue", que alavancaram o desempenho do disco, chegando ambos à segunda posição da Billboard Hot 100 e alcançando vendas muito superiores a qualquer single anterior. O último single oficial, "Perfect Castles", teve estabilidade fraca nos charts, mas também alcançou notoriedade ao chegar ao primeiro lugar da Billboard, sendo o primeiro single de Caleb a ter este feito. Mais duas canções, "Cowards Like Us" e "Catch Me if You Can" foram lançadas como singles promocionais, e assim como os oficiais, receberam cada uma um videoclipe.

Posteriormente, "Reach the Stars" e "Of Minds And Towers" foram ambas vencedoras do Grammy: a primeira nas categorias "Melhor Arranjo" e "Melhor Canção Rock", e a segunda na categoria "Melhor Performance Rock".

TracklistEditar

Todas as canções escritas e compostas por Caleb Michaelson. 
N.º TítuloInstrumental Duração
1. "System Failure"  "The 2nd Law: Unsustainable", Muse 3:47
2. "Of Minds And Towers"  "Wretches & Kings", Linkin Park 4:10
3. "Reach the Stars"  "The Flight of Apollo", Angels & Airwaves 5:27
4. "Outer Space"  "Young London", Angels & Airwaves 3:55
5. "Blue" (+ faixa escondida "My Business")"Human", The Killers e "We Are Godzilla, You Are Japan", Lostprophets 4:35
6. "Man of Good Will"  "The Consequence", You Me At Six 4:09
7. "Cowards Like Us"  "Talons", Bloc Party 4:43
8. "Cradle"  "The Bird and the Worm", The Used e "Last Train Home", Lostprophets 3:57
9. "Perfect Castles"  "Roads Untraveled", Linkin Park 3:54
10. "The Enemy Lies Within"  "Victimized", Linkin Park 1:49
11. "Catch Me If You Can"  "I Belong To You/ Mon Coeur S'Ouvre à Ta Voix", Muse 5:40
12. "Urban Fable"  "Maybe", Kelly Clarkson 4:26
Special Edition
N.º TítuloInstrumental Duração
13. "System Failure, Pt II"  "The 2nd Law: Isolated System", Muse 5:01
14. "Paranoid"  "Liquid State", Muse 3:04
15. "Cybertransgenic"  "Petrified", Fort Minor 3:41
16. "Atomic Future" (Pt I: All Is Grey)"Alibi", 30 Seconds To Mars 6:00
17. "Atomic Future" (Pt II: Waking the Sun (feat. Lily Watson))"The Requiem" e "The Radiance", Linkin Park 3:00
18. "Atomic Future" (Pt III: The Final Fallout)"Fallout" e "The Catalyst", Linkin Park 7:04
19. "We're Made Of..."  "All That We Are", Angels & Airwaves 5:36
20. "Reach the Stars" (Acoustic Version)"The Flight of Apollo", Angels & Airwaves 3:40
Precedido por
Rebirth
Álbuns de Caleb Michaelson
Sucedido por
Wayfarer

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória